sexta-feira, 29 de janeiro de 2016



Evangelho (Marcos 4,26-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 4 26 Jesus dizia também à multidão: “O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.27 Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.28 Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.29 Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita”.30 Dizia ele: “A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?31 É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes.32 Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”.33 Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender.34 E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!

COMENTÁRIO DO EVANGELHO:

O evangelho de hoje traz um ensinamento que precisa ser bem compreendido, caso contrário poderá levar o cristão a cruzar os braços diante de certas situações complicadas que requerem vontade, ação e decisão de sua parte. Entregar tudo nas mãos de Deus não é esquivar-se de agir, pensar, planejar, lutar, mas é um ato de Fé, de que o Reino pertence a Ele, e há mesmo acontecimentos que nem temos como interferir.
Exemplo maior é o de Maria Santíssima, que quando via que a situação estava fora do seu controle e compreensão, guardava tudo em seu coração e meditava sobre os acontecimentos, mas nunca se furtando de fazer aquilo que tinham de ser feito. Quando Jesus lhe respondeu de que não era para ela e José se preocuparem, pois ele estava no templo com os Doutores da Lei, se ocupando das coisas do seu Pai, nem por isso Maria esquivou-se da sua missão de mãe.
Ao contrário, deve ter dado um bom puxão de orelhas no menino, pois o texto de Lucas fala que desceram para Nazaré e Jesus era-lhes obediente em tudo.
Não adianta a humanidade querer monitorar o pensamento e a conduta cristã, ou certos poderosos que mandam no mundo, querer ditar normas para a Igreja. O Reino de Deus está acontecendo em meio à humanidade, crescendo, se expandindo e se manifestando onde e a quem quiser, sem que o ser humano possa contê-lo ou direcioná-lo. Hoje é semente escondida
que poucos sabem da existência, mas amanhã será a maior de todas as árvores, dando sombra e frutos a quem nele acreditou e ajudou a construir.
O Reino não está atrelado ou dependente de alguma ideologia humana, social ou política, o Reino não tem Sigla Partidária e nem denominação em particular, mas é de todos e para todos.
Então, se por um lado devemos sempre ter presente que Deus está agindo no meio da humanidade, embora não pareça, por outro, Ele nos inspira e nos exorta o que fazer, através de sua palavra, pois a semente cultivada requer cuidados para o seu desenvolvimento, esta semente está em todos os lugares, mas principalmente no coração das pessoas...
Deus perdoe nossos pecados.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016



Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 4,21-25

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

COMENTÁRIO DO EVANGELHO:


Quem semeia não deve desanimar. A palavra não vai se perder. Ela virá à luz do dia e se manifestará. A palavra dita aos ouvidos não permanecerá oculta, mas será colocada como luz no candelabro. Não é para estar escondida. Considerem bem o que ouvem, vejam o que fazem com a palavra. Ela existe para iluminar, não para entenebrecer. É luz, não trevas. É a semente de salvação, que produz frutos segundo as possibilidades do terreno. Não deve ser usada para condenar, para tiranizar, para dominar. Será sempre fonte de alegria e estímulo. O semeador tem medidas largas. Não estreita nem sufoca a vida de quem o ouve. Considerem bem o que ouvem, diz Jesus. A palavra de salvação não pode ser reduzida a observâncias legais, determinando exclusões e favorecendo privilégios. A palavra sofre com as interpretações e é invalidada pela tradição que se transmite. Hoje celebramos um grande intérprete da Palavra, o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios, Santo Tomás de Aquino. Para falar de Deus e interpretar a palavra, Tomás pedia ao Senhor agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.
 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016



Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 4,1-20

- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.

- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos
- Glória a vós, Senhor!

- Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”. 13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!

 COMENTÁRIO DO EVANGELHO:

Nas parábolas, Jesus sempre recorre a imagens e situações da vida do povo. É assim que ele nos fala da mulher que amassa o pão, o pescador que lança as redes, a lamparina de azeite que fumega, mas ainda tem vida... Hoje, o Rabi da Galiléia mostra terras e sementes. Como ele mesmo interpreta (cf. Mc 4, 13ss), a semente é a Palavra de Deus. A terra (e existem vários tipos diferentes!) é o coração humano. Como é bonito, da parte de Deus, ver nosso coração como um terreno ao qual ele confia o precioso tesouro de sua Palavra, que ali deve germinar, crescer e frutificar.
Em geral, os pregadores gastam boa parte do tempo para falar dos terrenos estéreis, cobertos de abrolhos, que negam o fruto ao semeador. Um desperdício, em suma. Por isso mesmo, vamos contemplar a terra boa... Terra boa, fértil, generosa, é aquela que acolhe a semente e permite uma boa colheita: “dá frutos, trinta por um, sessenta por um, cem por um”... Nem precisamos recorrer ao exemplo de figuras conhecidas como Madre Teresa de Calcutá, Maximiliano Kolbe, Vicente de Paulo.
Terra boa é a mulher que gera os filhos e a eles se dedica de todo o coração. Mesmo com sacrifícios, cuida da casa e da cozinha, deixa as crianças arrumadinhas, bem alimentadas, ensina os pequenos a rezar, prepara as moças para o casamento. Terra boa é o homem que trabalha sério e não deixa faltar o necessário à família. Sem usar o cansaço como desculpa para se omitir, acompanha o estudo dos filhos, corrige suas atitudes, orienta e aconselha. Sabe que o exemplo fala mais forte do que sermões.
Terra boa é o filho que obedece aos pais e leva a sério suas exortações. É a filha que ajuda a mãe em sua labuta e, tantas vezes, acaba agindo como mãe dos irmãos mais novos. Terra boa é o companheiro de trabalho que coopera com os novatos e lhes ensina as normas e os procedimentos da empresa. Em vez de acirrar a competição, estimula os outros a se destacaram, sem medo de ficar na sombra. Aceita trocar de turno, substituir um faltoso, e assume a tarefa mais penosa.
Terra boa é o sacerdote sempre pronto a atender os paroquianos, capaz de uma palavra de ânimo, um gesto de misericórdia, uma lágrima solidária. Todos sabem que podem contar com ele.

Deus perdoe nossos pecados.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016



EVANGELHO (Lucas 10,1-9)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

10 1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.2 Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Para entendermos esse evangelho de Lucas, poderíamos dizer que Jesus envia setenta e dois discípulos em um primeiro estágio da Missão evangelizadora. Jesus ainda estava com eles fisicamente, como um Pregador Itinerante, mas procurando suscitar neles o Espírito Missionário, que depois se tornaria um mandato, envia-lhes em missão e como um bom Técnico, que quer levar seu time á um bom resultado, lhes dá as últimas instruções, antes deles “entrarem em campo”.
Cabe aqui uma boa pergunta: por que os setenta e dois? Estaria por acaso poupando os doze para outros serviços especiais na Comunidade? Não! A Igreja é toda Missionária e Ministerial, anunciadora e servidora. Antigamente só o padre evangelizava, estudava a Bíblia e pregava na hora do sermão. Depois do Concílio Vaticano II todo Leigo se torna Protagonista da Salvação, um Discípulo Missionário do Senhor, como intitulou o Documento de Aparecida. O número 72 tem uma forte relação com o Êxodo, quando Moisés queixou-se com Deus de que não dava conta de todo serviço que lhe fora confiado, e Deus então pede para que ele convoque os 72 anciãos para que sobre eles seja derramado o seu Espírito e eles possam servir a comunidade, auxiliando Moisés. A Assembleia reunida ouve e depois é enviada em missão “Ide em Paz e que o Senhor vos acompanhe”, diz quem preside, ao final da Celebração. Termina a celebração, começa a Missão de cada discípulo Missionário.
Vão como cordeiros em meio a Lobos, porque não são Porta-Vozes Oficiais de um Sistema Político ou Religioso, e certamente serão rejeitados, incompreendidos e até perseguidos, por causa da missão. O Discípulo Missionário não terá Status, glamour, prestígio, em meio a uma sociedade ateísta do mundo de hoje. A Demanda é muito grande e os que se dispõe a essa missão são sempre poucos, daí a necessidade de orarem, para pedir ao Pai que envie mais operários.
A Confiança é algo que não pode faltar na vida de um Discípulo Missionário, não devem se preocupar com apoio logístico algum, nem mesmo o essencial, pois haverá sempre pessoas e comunidades que o acolherão e nunca deixará lhes faltar o essencial. Onde entrar o Discípulo Missionário deve desejar aos que o acolhem o Shalon da Paz, que não é exclusividade do Discípulo, mas Dom que o Senhor oferece a todos os que o desejam.
Permanecer na mesma casa é criar relações fraternas, é estar comprometido com as pessoas, é viver juntos o quotidiano. Lembra uma comunidade Cristã nos dias de hoje.  Há muitos cristãos que querem viver a sua Fé, mas sem estarem enraizados em uma comunidade. Outros migram de Igreja em Igreja, a procura da melhor comunidade, ou do melhor pastor. Esses nunca irão amadurecer na Fé, pois são meros frequentadores de Igreja e não a própria Igreja. Enfim, um total desapego de qualquer benefício ou privilégio que a missão proporcionar, uma vida simples, em um testemunho de vida que convence o que foi anunciado: “O Reino de Deus está próximo!”