terça-feira, 18 de novembro de 2014

Arquidiocese divulga programação oficial da Romaria da Penha 2014
Arquidiocese divulga programação oficial da Romaria da Penha 2014


Em 2014 a Romaria da Penha completa 251 edições. A caminhada terá início às 22h do dia 29 de novembro (um sábado) em frente à igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa.

O lema deste ano é: "Maria, servidora de Deus e da humanidade, ensina-nos a praticar a Política do Senhor: Vida e Liberdade para todos!". "O lema, como sempre, lembra a Campanha da Fraternidade 2014 (Tema: "Fraternidade e Tráfico Humano". Lema: "É para a liberdade que Cristo nos libertou" [Gl 5,1]). E, neste ano das Eleições, também se contempla a Política", explica o Pároco Luiz Antônio de Oliveira, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da qual faz parte o Santuário Nossa Senhora da Penha. Pe. Luiz informa ainda que a cada noite do Tríduo (3 dias de Celebrações) será tratado e refletido um Sacramento (Batismo, Penitência e Eucaristia).
Tríduo:
A Festa da Penha vai ser realizada de 26 a 30 de novembro de 2014.
O Tríduo começa no dia 26 (quarta-feira), às 19h, com Procissão, Celebração e Reflexão sobre o Sacramento do Batismo. Às 20h30 tem a abertura da programação festiva.
No dia 27 (quinta-feira), às 19h30, tem Celebração e Reflexão sobre o Sacramento da Reconciliação. Às 20h30: apresentação de grupos culturais. E às 22h: show com bandas de artistas regionais.
No dia 28 (sexta-feira), às 19h30, encerramento do Tríduo, com Celebração e Reflexão sobre o Sacramento da Eucaristia. Às 21h30: show musical com Francimar Vida Nova e banda.
Romaria:
No sábado, dia 29, às 16h, tem Momento de Oração e Recitação do Terço no Santuário de Nossa Senhora da Penha. Às 17h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha para a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa. E às 22h: Noite de Louvor no campo de futebol na Praia da Penha e início da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, saindo da igreja de Nossa Senhora de Lourdes.
No Domingo, a previsão de chegada dos romeiros ao Santuário é às 5h. A Romaria termina com Celebração campal da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Em audiência, papa fala sobre o sumiço dos estudantes mexicanos



Ele ainda lembrou a realidade dramática de toda a luta contra a criminalidade que existe.

 
  
Na tradicional audiência geral desta quarta-feira (12), o papa Francisco relembrou situações enfrentadas pelos países latino-americanos. Fazendo a saudação em espanhol, o pontífice se disse "particularmente próximo" ao continente "neste momento doloroso do sumiço dos estudantes mexicanos que, agora sabemos, foram assassinados".
Ele ainda lembrou a "realidade dramática de toda a luta contra a criminalidade que existe, ligada ao comércio e tráfico de drogas".
Jorge Bergoglio também falou sobre a questão da paz no continente e citou o Acordo de Beagle entre o Chile e a Argentina, ocorrido em 1984. "Ele se fez graças à vontade de dialogar: só quando há diálogo, só quando há essa vontade, se pode resolver as disputas", ressaltou.
No dia 29 de novembro, são celebrados os 30 anos da assinatura do documento que fez com que os dois países sul-americanos parassem as disputas pelas fronteiras. Segundo Francisco, "havia conflitos e diferenças, mas conflitos, diferenças e crises se resolvem com diálogo e não com a crueldade das guerras".
O conflito de Beagle se referia às ilhas do canal de mesmo nome e ao espaço marítimo adjacente, que era uma passagem estratégica entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Os primeiros confrontos começaram em 1888, mas em 1978, a situação ficou à beira de uma guerra. Com a intercessão da Santa Sé, e especialmente de João Paulo II, foi adotada uma solução diplomática que permitiu evitar a escalada militar entre a Argentina e o Chile.
*Com informações da Agência Ansa

terça-feira, 11 de novembro de 2014

São Martinho de Tours, intercessor e modelo de apostolado, é o Santo do Dia.       
São Martinho de Tours
 
 
Hoje celebramos a memória do Bispo São Martinho, que tornou-se intercessor e modelo de apostolado para todos nós.
Nasceu em 316 na Panônia (atual Hungria), numa família pagã que da parte do pai (oficial do exército romano) fez de Martinho um militar, enquanto o Pai do Céu o estava fazendo cristão, já que começou a fazer o Catecumenato.
Certa vez quando militar, mas ainda não batizado, Martinho partiu em duas partes seu manto para dá-lo a um pobre, e assim Jesus aparece-lhe durante a noite e disse-lhe: “Martinho, principiante na fé, cobriu-me com este manto”. Então este homem de Deus foi batizado e abandonou a vida militar para viver intensamente a vida religiosa e as inspirações do Espírito Santo para sua vida.
Com a direção e ajuda do Bispo Hilário, Martinho tornou-se monge, Diácono, fundador do primeiro mosteiro na França e depois sacerdote que formava os seus “filhos” para a contemplação e ao mesmo tempo para a missão de evangelizar os pagãos; diferenciando-se com isso dos mosteiros do Oriente.
Por ser fiel no pouco, São Martinho recebeu o mais, que veio com a sua Ordenação para Bispo em Tours. Isto não o impediu de fundar ainda muitos outros mosteiros a fim de melhor evangelizar sua Diocese. Entrou no Céu em 397.
 
 
São Martinho de Tours, rogai por nós!