terça-feira, 19 de novembro de 2013


Lei deve tornar Procissão da Penha Patrimônio Cultural Imaterial

Romaria chega a sua 250a edição neste ano

Uma lei do vereador Marcos Viniciius (PSDB), que se encontra no gabinete do prefeito Luciano Cartaxo (PT) para ser sancionada, torna a Procissão de Nossa Senhora da Penha um Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de João Pessoa.
De acordo com o vereador propositor, a Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de cultura nacional, ao considerar patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza imaterial de reconhecida importância para a sociedade brasileira.
"Em seu § 1º do art. 215, a Carta Magna determina que o Estado proteja as manifestações das culturas populares, indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. Nesse contexto se inclui a Procissão de Nossa Senhora da Penha dos mais antigos eventos católicos oficiais do município."
A devoção a Nossa Senhora da Penha teve origem com o português Sílvio Siqueira, que em 1763, comandava uma embarcação em direção à Europa. No litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi à terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro.
Atualmente, calcula-se que pelo menos 350 mil romeiros, vindos de todos os cantos, participam da procissão.

A Procissão da Penha acontece no último domingo de novembro, com a participação de milhares de religiosos concentrados em vários bairros de João Pessoa, onde acontece o trajeto, à espera da passagem da procissão. Esta, ao passar, vai carregando pessoas que saem acompanhando-a dos seus bairros até a chegada no Santuário da Penha. Na concentração, no centro da capital, em frente à Igreja Nossa Senhora de Lourdes, fica a grande massa: pessoas que chegam desde cedo e se aglomeram a espera da saída, pois é questão de fé fazer todo o itinerário religioso. São 14 quilômetros percorridos por adultos, idosos em grande número e crianças.

Romeiros de toda Paraíba participam desse evento, sendo que a maioria desloca-se em ônibus fretado, e só retornam aos seus municípios depois da celebração da missa que acontece depois da procissão, na chegada ao Santuário da Penha.

O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano. Foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 26 de agosto de 1980. Este santuário é sido muito procurado devido aos milagres atribuídos à Virgem Maria. A Romaria da Penha, uma das mais tradicionais da Paraíba, atrai uma média anual de 250 mil peregrinos.
A magnitude, as peculiaridades, a diversidade, o conteúdo religioso e cultural do evento são riquezas únicas cultivadas há mais de dois séculos pelos paraibanos. Por sua beleza e grandiosidade, é também o mais importante evento turístico religioso da Paraíba.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Campanha Novembro Azul

Pontos turísticos se iluminam pelo Novembro Azul
Conscientização sobre o câncer de próstata

Congresso Nacional, em Brasília, Cristo Redentor e Igreja da Penha, no Rio de Janeiro, receberão iluminação especial no dia 4 de novembro
Novembro 2013 – O Congresso Nacional homenageia em plenária, no dia 4 de novembro às 17h, a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata Novembro Azul e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) pelas suas ações de orientação da população sobre a doença. Logo após a homenagem, o Congresso será iluminado de azul em sinal de apoio à iniciativa. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor e a Igreja da Penha também receberão a luz azul.
O movimento Novembro Azul é realizado em parceria pela SBU e o Instituto Lado a Lado com o objetivo de orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa* realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.
De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis. “Um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”, afirma Nardi. De acordo com ele, falta uma porta de entrada para o paciente masculino.
Por isso, a SBU vai entregar uma lista de sugestões aos parlamentares, entre elas está a criação de Centros de Referência em Saúde do Homem, para melhorar seu acesso ao SUS. Hoje, Centros de Referência da Mulher recebem as pacientes encaminhadas pelo programa de saúde da família, o que agiliza seu atendimento. Já o homem, se tiver suspeita de alguma doença, é encaminhado aos ambulatórios de especialidades e aguardará, talvez, meses para ter uma primeira consulta.
Desde 2004, a SBU realiza ações de conscientização sobre a doença, tendo já contado com o apoio da apresentadora Ana Maria Braga, em 2004, e de Tony Ramos, em 2005. Desde 2012, a SBU realiza o Novembro Azul em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Novembro Azul

Além da iluminação de pontos turísticos em diversas capitais brasileiras, acompanhe o Facebook da SBU (www.fb.com/SociedadeBrasileiraUrologia) para receber notas de esclarecimento sobre a doença. As ações da campanha ainda englobam a distribuição de panfletos em estádios de futebol durante o campeonato brasileiro.

A doença

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Tem números superiores ao câncer de mama, o de maior incidência feminino. A detecção precoce é fundamental para seu tratamento, visto que nessa fase, 90% são curáveis. Em sua fase inicial não há sintomas, por isso, a ida anual ao urologista é essencial para o acompanhamento da glândula. Este ano, 2013, a Sociedade Brasileira de Urologia inicia uma nova recomendação, baseada nos trabalhos científicos publicados nos últimos anos: o exame de toque retal deve ser feito a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para homens com casos na família e negros.
Saiba mais: http://www.sbu.org.br/publico/?doencas-urologicas&p=465
* pesquisa realizada com 1.061 homens com idades entre 40 e 70 anos, de 10 capitais brasileiras (Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

1º de NOVEMBRO DE 2013 - DIA DE TODOS OS SANTOS
 
 
 
O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 01 de Novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.
Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 02 de Novembro.
Este dia é dedicado a homenagerar todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de Novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas.
No dia 31 de Outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento.