sábado, 30 de junho de 2012

HOJE PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS, MISSA COM LEITURAS E CÂNTICOS DE RESPONSABILIDADE DO TERÇO DOS HOMENS



Evangelho - Mt 16,13-19

Tu és Pedro e eu te darei as
chaves do Reino dos Céus.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,13-19
Naquele tempo: 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz es tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

 Palavra da Salvação.

A COORDENAÇÃO DO TERÇO MÃE RAINHA DA PARÓQUIA MJP PEDE AOS INTEGRANTES DO TERÇO PARA USAREM A CAMISA OFICIAL.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

NESTA QUINTA FEIRA DE MANHÃ CHUVOSA, VÉSPERA DE SÃO PEDRO, PARAMOS PARA HOMENAGEAR O NOSSO ANIVERSARIANTE DO DIA, NOSSO QUERIDO JOÃO SADOC, SAUDANDO-O COM A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA


JOÃO SADOC, como todos nós conhecemos é integrante do Terço dos Homens da Paróquia Menino Jeus de Praga, como seguidor de Nossa Senhora, como participante da equipe de coordenação, como componente do Grúpo de Cântico e, como Ministro da Eucarístia da nossa paróquia.

Sempre dedicado, todas as quartas feiras quando é possivel, lá está JOÃO, levando consigo um terço no tamanho grande, como acessório do altar de nossa mãe Maria, além da pandeirola para animar as músicas durante a recitação do Santo Terço.




JÕÃO, é casado com a Sra. EUZENIRA que também é Ministra da Eucarístia, pai de tres filhos e é o nosso homenageado de hoje, por  todos os seus irmãos do terço, que o tem como fiel, participativo e acima de tudo dedicado as coisas de Deus.














 Portanto JOÃO, receba no dia mais importante de sua vida, a nossa mensagem, na certeza que com a Graça de Deus, iremos ter suscessivas oportunidades de comemorá-la.

A estrada para o SUCESSO não é uma reta! Há curvas chamadas fracassos. Quebra-molas chamados AMIGOS. Farois de advertências chamado FAMILIA. Pneus furados chamados desemprego. Mas se voce tiver um stepe chamado FE e um motorista chamado JESUS, voce chegará em um lugar chamado  FELICIDADE... 



quarta-feira, 27 de junho de 2012

HOJE 27 DE JUNHO, DIA MUITO ESPECIAL PARA O TERÇO DOS HOMENS DA PMJP, QUE OSTENTA EM SEU BANNER DE IDENTIFICAÇÃO A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO





Hoje, 27 de junho, é uma das festas mais antigas e belas de Nossa Senhora; “Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro”. Jesus é o Perpétuo Socorro. E esta festa é celebrada no mesmo dia do grande S. Cirilo de Alexandria (330-442), bispo e doutor da Igreja, que presidiu o importantíssimo Concílio de Éfeso que no ano de 431 proclamou solenemente Nossa Senhora como Mãe de Deus (Theotókos), diante da heresia de Nestório, patriarca de Constantinopla, que negava esta verdade.

A devoção à Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro é uma devoção universal, conhecida e venerada em todos os continentes do mundo, talvez a mais ampla e conhecida devoção de Nossa Senhora, especialmente no Oriente. No mundo todo são realizadas as famosas Novenas Perpétuas em honra de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro. Esta novena começou em 11 de julho de 1922 nos EUA.

O famoso e conhecido quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi pintado em estilo bizantino e representa Nossa Senhora, Mãe de Deus, a Senhora das Dores, que socorre seu Filho ainda Menino assustado diante da visão de S. Miguel com o vaso de vinagre à esquerda e S. Gabriel com a Cruz à direita. A Criança divina assustada diante desses instrumentos de sua Paixão se refugia nos braços de sua Mãe, agarra em suas mãos e deixa cair a sandália do pé direito. A Mãe a acolhe e a prepara para um dia viver a Paixão redentora da humanidade.

Nossa Senhora tem o semblante coberto de tristeza e resignação e traz na cabeça a coroa de Rainha.

O quadro tem origem desconhecida; segundo um antiga tradição teria sido pintado por S.Lucas, o que não é garantido. Mas com certeza se sabe que desde 1499 é venerado

em Roma. Em 1866, o Papa Pio IX o entregou aos Padres Redentoristas para que divulgassem essa devoção, o que eles fazem ainda hoje. Ela é a Patrona dos Redentoristas. Atualmente o quadro original se encontra na igreja de S. Afonso de Ligório em Roma.

Maria é a Senhora que nos apresenta Jesus, o Perpétuo Socorro da humanidade. Cada cristão precisa te-la como mãe. Aos pés da Cruz Jesus a entregou ao discípulo amado João, que representa toda a humanidade, cada um de nós, amados de Jesus. “Mãe, eis ai o teu filho; filho, eis ai a tua Mãe”. E o evangelista S. João diz que “ele a levou para a sua casa” (Jo 19, 25s).

S. João levou Nossa Senhora para morar com ele naquela casinha no alto das montanhas de Éfeso que existe ainda hoje, na Turquia. Eu já tive a oportunidade de estar ali em peregrinação. Éfeso era a capital da Província Romana da Ásia; ali havia cerca de 300 mil pessoas no tempo em que Nossa Senhora viveu com S. João.
Cada um de nós precisa também “levar Maria para sua casa” como Mãe, como Jesus mandou. Se Jesus no-la deu aos pés da Cruz, com lábios de sangue, é porque nós precisamos dela para nos ajudar na difícil caminhada da vida em busca da nossa salvação. Desprezar Nossa Senhora como mãe, seria, então, uma ofensa muito grave a Jesus; seria desprezar a última dádiva que Ele nos deixou antes de morrer por nós.


    Fonte: blog.cancaonova.com

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS SANTOS JUNINOS: ANTÔNIO, JOÃO E PEDRO



SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO

Chamamos no Brasil de FESTA JUNINA as festas comemoradas no mês de junho em homenagem a três Santos Cristãos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).

A influência portuguesa em nossa cultura, provavelmente é a razão pela qual comemoramos as datas desses Santos católicos. Porém, tal comemoração também deve ter sido influenciada por antigos povos como os celtas, os grego- romanos que praticavam rituais com fogueiras e festejos para homenagear os deuses da colheita, já que a época de junho nos países do hemisfério norte é o início do verão, época propícia para o plantio.

Esse mês é marcado por festas típicas, comidas deliciosas e muita dança.

Costumamos montar um arraial, que é uma aldeia (temporária, pois só existe durante as comemorações), com barracas de comidas típicas do nosso país, brincadeiras, jogos, dança e muita diversão. Arraial que se preze tem fogueira, bandeirinhas para decoração, quadrilhas, baião, forró, e gente vestida de caipira (um jeito estilizado de mostrar o homem da roça) , casamento na roça e mais.

Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado) e com a festa em si.

As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI. Tais comemorações sofreram muitas adaptações desde o seu início no nosso país.

As festas juninas nos fazem viver intensamente nosso folclore, a nossa cultura. Nessas festas temos a influência de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspirados na corte européia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Dos africanos danças, comidas. É difícil separar as influências que sofremos pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições.

As comemorações apresentam diversas características de acordo coma região do país.
As fogueiras fazem parte da tradição das festas juninas. O fogo é tido como símbolo de purificação desde a Antigüidade. Cada festa porém, tem a sua fogueira especial.

Na festa de Santo Antônio a fogueira deve ter uma base quadrada , é também conhecida como chiqueirinho.

Na festa de São João a fogueira deve ter uma base redonda, fazendo a fogueira ser cônica, em formato de pirâmide.

A fogueira da festa de São Pedro deve ter a base triangular e deve ser triangular.

Um pouco da história de cada santo padroeiro das festas juninas.
SANTO ANTÔNIO
Festejado no dia 13 de junho, Santo Antônio é um dos santos de maior devoção popular tanto no Brasil como em Portugal. Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195 e faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231. Recebeu o nome de Antônio ao passar, em 1220, da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco e é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua. Morreu jovem ainda, com apenas 36 anos em Pádua, na Itália.

Santo Antônio era admirado por seus dotes de ótimo orador, pois quando pregava a palavra de Deus ela era entendida até mesmo por estrangeiros. É por assim dizer o "santo dos milagres", como afirmou o padre Antônio Vieira em um sermão de 1663 realizado no Maranhão: "Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se vos foge um escravo, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo Antônio; se aguardais a sentença, Santo Antônio; se perdeis a menor miudeza de vossa casa, Santo Antônio; e, talvez se quereis os bens alheios, Santo Antônio".

É o santo familiar e protetor dos varejistas em geral, por isso é comum encontrar sua figura em estabelecimentos comerciais. É também o padroeiro das povoações e dos soldados, pois enfrentou em vida aventuras guerreiras como soldado português. Sua figura aparece com destaque em episódios da História do Brasil: teria desempenhado o papel de heróico defensor da integridade do solo brasileiro, como explicam os cronistas que relatam a libertação de Pernambuco dos holandeses, assim como os que falam da defesa da colônia do Sacramento, ao Sul, e do Rio de Janeiro com relação aos franceses, atribuindo a vitória à proteção deste santo.

Sua influência é marcante entre o povo brasileiro. Seus devotos, em geral, não têm em casa uma imagem grande do santo e preferem levar no bolso uma pequena para se proteger. Considerado um santo casamenteiro, é a ele que as moças ansiosas pedem um noivo. A prática de colocar o santo de cabeça para baixo no sereno, amarrada num esteio, ou de jogá-lo no fundo do poço até que o pedido seja atendido, por exemplo, é bastante comum entre os devotos.  Geralmente na véspera da festa desse Santo, as pessoas interessadas em casar, arrumar um amor ou preservar o seu , costumam fazer simpatias para o santo.

Em homenagem a Santo Antônio, geralmente realizam-se duas espécies de rezas e festas: os responsos, quando ele é invocado para achar objetos perdidos, e a trezena, cerimônia que se prolonga com cânticos, foguetório e comes e bebes de 1o a 13 de junho de cada ano.
SÃO JOÃO
Um dos santos mais populares. Considerado santo protetor das mulheres grávidas.
João Batista, primo de Jesus Cristo, nasceu no dia 24 de junho, alguns anos antes de seu primo Jesus Cristo, e morreu em 29 de agosto do ano 31 d.C., na Palestina. Foi degolado por ordem de Herodes Antipas a pedido de sua enteada Salomé, pois a pregação do filho de Santa Isabel e São Zacarias incomodava a moral da época. Antes mesmo de Jesus, João Batista já pregava publicamente às margens do Rio Jordão, rio que hoje faz a fronteira entre Israel e a Jordânia e entre esta e a Cisjordânia. Ele instituiu, pela prática de purificação através da imersão na água, o batismo, tendo inclusive batizado o próprio Cristo nas águas desse rio.

Segundo a lenda (não baseada na bíblia): Isabel, mãe de São João era prima da Virgem Maria. São João não havia nascido ainda, mas era esperado. Isabel prometeu à Virgem avisá-la logo que criança nascesse. As duas casas não eram muito distantes, de modo que de uma se avistava a outra, com um pouco de esforço.

Numa noite bonita, de céu estrelado, São João nasceu. Para avisar a Virgem, Isabel mandou erguer, na porta de sua casa, um mastro e acendeu uma fogueira que o iluminava. Era o aviso combinado.

A Virgem Maria correu logo a visitar a prima. Levou-lhe de presente uma capelinha, um feixe de folhas secas e folhas perfumadas para a caminha do recém–nascido”.

João Batista é descrito na Bíblia como pessoa solitária, um profeta de grande popularidade.

Fez severas críticas à família real da época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia, pois o rei era amante da sua cunhada, Herodíades. Segundo o evangelho de São Marcos (cap. 6, vers. 17-28) Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista, que se encontrava preso. O “presente” foi trazido em uma bandeja de prata.

A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneiro no colo, já que segundo a Bíblia, ele anunciou a chegada cordeiro de Deus.

Diz a lenda que São João adora festa, mas que é preciso muitos fogos e uma fogueira bem bonita para ele ficar feliz.
São João ocupa papel de destaque nas festas, pois, dentre os santos de junho, foi ele que deu ao mês o seu nome (mês de São João) e é em sua homenagem que se chamam "joaninas" as festas realizadas no decurso dos seus trinta dias. O dia 23 de junho, véspera do nascimento de São João e início dos festejos, é esperado com especial ansiedade. Segundo Frei Vicente do Salvador, um dos primeiros brasileiros a escrever a história de sua terra, já no ano de 1603 os índios acudiam a todos os festejos portugueses, em especial os de São João, por causa das fogueiras e capelas.

São João é muito querido por todos, sem distinção de sexo nem de idade. Moças, velhas, crianças e homens o fazem de oráculo nas adivinhações e festejam o seu dia com fogos de artifício, tiros e balões coloridos, além dos banhos coletivos de madrugada. Acende-se uma fogueira à porta de cada casa para lembrar a fogueira que Santa Isabel acendeu para avisar Nossa Senhora do nascimento do seu filho.

São João, segundo a tradição, adormece no seu dia, pois se estivesse acordado vendo as fogueiras que são acesas para homenageá-lo não resistiria: desceria à Terra e ela correria o risco de incendiar-se.
SÃO PEDRO
São Pedro, o apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi apóstolo de Cristo e após a morte de Jesus, Pedro viveu muitos anos pregando a palavra de Deus. Depois foi encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro papa.

Considerado o protetor das viúvas, dos pescadores, guardião das chuvas e "porteiro do céu", São Pedro é festejado no dia 29 de junho com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no céu, é necessário que São Pedro abra as portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover.

Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".

No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.

Todas as pesquisas sobre o assunto foram retiradas da Internet nos links abaixo:
http://jangadabrasil.com.br/
http://www.festajunina.com.br/
http://www.mundocaipira.com.br/
http://www.terra.com.br/criancas/festajunina/
http://www.setur.rn.gov.br/festas_juninas.html
http://www.pratofeito.com.br/pages.php?recid=1913
http://www.escolavesper.com.br/festas_juninas.HTM
http://www.profetaol.hpg.ig.com.br/festas_juninas.htm
http://pd-crianca.com.br/pd_2003/datas/festa_junina.htm
http://www.feranet21.com.br/curiosidades/festas_juninas.htm
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diajunino.html
http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/passeios/junina.htm

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite...

A Paz de Cristo e o Amor de Maria.

Desejo a todos vocês um ótimo São João, junto a seus familiares. Deus abençôe a todos. Quem for viajar, muito cuidado nas estradas e boa viagem.
Jamilson Galvão

Coordenador Arquidiocesano THMR

Luiz Carlos

Vice-Coordenador Arquidiocesano THMR

'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''



MEU SÃO JOÃO EU NÃO, EU NÃO TENHO ALEGRIA...



As festas do São João do nordeste este ano serão marcadas pela estiagem. Mesmo assim a seca não baixou os ânimos dos nordestinos, pois, se na musica “brincadeira na fogueira” que diz em prosa: “Meu São João eu não, eu não tenho mais alegria, só porque não vem quem tanto eu queria” poderíamos dizer que mesmo sem “A chuva”, o povo até ponderou nos gastos, mas procurou manter a tradição junina conservando assim a cultura trazida pelos portugueses, espanhóis, holandeses e franceses.
As festas juninas também tiveram a valorosa contribuição dos jesuítas que as trouxeram para o nordeste, fazendo assim brotar uma série de expressões artísticas, sobretudo para os índios, já que adoravam dançar ao redor da fogueira, surgindo então o que temos hoje: cantorias de violas,embolados de coco , xote,  xaxado ,baião, quadrilhas e forrós.
 Este ano as cidades do nordeste têm um ponto em comum. Celebrar o centenário de Luis Gonzaga. Talvez a coincidência, que chega até ser irônica, com uma de suas musicas: “Por farta d água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão. Inté mesmo asa branca bateu a asas do sertão,” fez da mais famosa obra do rei do baião marca de forma profética a celebração de seu centenário naquilo que ele viveu na pele, a falta d`água, a perda do gado e a própria plantação.
 O sertanejo é a figura que mais se aproxima daquilo em que o próprio personagem da festa pregou: “Eu sou uma voz que clama no deserto.” (Jo 1,23) Poucos são aqueles que escutam, ou mesmo se preocupa em ajudar a estes irmãos. Outro dia, o Pe. Djacy  Brasileiro desabafou que com a falta d água neste ano no sertão, não tem nem milho...Por outro lado os mandatários locais das cidades buscam alternativas  das mais variadas para poderem driblarem  a seca  e o impacto negativo na economia não sejam grande.
 Eis alguns lugares interessantes que poderão ser o seu roteiro neste São João: Aracajú (SE), Assú(RN), Mossoró(RN), Campina Grande(PB),Caruaru(PE),Limoeiro(PE),Cruz das Almas (BA), Salvador(BA), Maracanaú(CE)Senhor do Bonfim(BA), São Luis(MA), lembrando que algumas cidades reduziram os dias de festas.
 Quando João responde aos seus discípulos; não sou eu o Cristo, mas sou enviado adiante dele. È necessário que ele cresça e eu diminua. Quem crê no filho tem vida eterna. (Jo 3,28.30.36) João Batista dar seu testemunho. Luis Gonzaga não em forma teológica, mais em prosa dar também o seu testemunho como homem sertanejo, ao terminar a musica asa branca diz: “Eu te asseguro não chore não,viu eu voltarei viu, meu coração.....”

Diác. Roberto Inocêncio de Araújo
Bacharel em teologia, provissionado na Paróq. Menino Jesus de Praga, Bancários

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: pcmagazine@uol.com.br

segunda-feira, 18 de junho de 2012


BOM DIA  IRMÃOS. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA.
SEGUE ANEXO O CARTAZ DO I ENCONTRO DIOCESANO DO THMR DA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO, A SER REALIZADO NA CIDADE DE SUMÉ, NO DIA 19 DE AGOSTO DE 2012 (DOMINGO).
COMUNICO QUE O THMR DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA - BANCÁRIOS, JÁ ESTÁ COM UM ÔNIBUS FRETADO PARA IRMOS PARA ESSE EVENTO. VALOR POR PESSOA R$ 40,00. OS INTERESSADOS PODEM ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO TELEFONE 8742-9174.
FIQUEM COM DEUS E A VIRGEM MARIA.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

QUERIDOS IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA DA PARÓQUIA MENINO JEUS DE PRAGA


VEM AÍ NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 16 O SÃO JOÃO PAROQUIAL DA PMJP.


A PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA, COM TODOS OS SEUS SEGUIMENTOS ESTÁ ULTIMANDO OS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO PAROQUIAL, SERÁ UMA GRANDE FESTA COM A FAMILIA PAROQUIANA DOS BANCÁRIOS.
 
Adquira o quanto antes o seu ingresso ao preço de R$ 5.00 e mesa para quatro pessoas ao preço de R$ 30,00 com JAMILSOM = Coordenador do Terço
COMPAREÇA, PRESTIGIE, VENHA BRINCAR CONOSCO.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

13 de JUNHO DE 2012, DIA DE SANTO ANTÔNIO E DIA DO SANTO TERÇO NA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA.



Santo Antônio é o Santo mais popular do Brasil e, também, é conhecido por ser o Padroeiro dos pobres, Santo casamenteiro, sempre sendo invocado para se achar objetos perdidos.

 
VEJA UM PEQUENO TRECHO DA VIDA DE SANTO ANTÔNIO


Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família de posses. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra, onde provavelmente se ordenou. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos sarracenos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália. Indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, lecionou nas universidades de Bolonha, Toulouse, Montpellier, Puy-en-Velay e Pádua, adquirindo grande renome como orador sacro no sul da França e na Itália. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana, Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.

Após uma crise de hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo). Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

A profundidade dos textos doutrinários de santo Antônio fez com que em 1946 o papa Pio XII o declarasse doutor da igreja. No entanto, o monge franciscano conhecido como santo Antônio de Pádua ou de Lisboa tem sido, ao longo dos séculos, objeto de grande devoção popular.

Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente em Portugal e no Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiro, é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.
'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''

NESTA QUARTA FEIRA TAMBÉM ESTAREMOS NOS REUNINDO MAIS UMA VEZ PARA REZARMOS O SANTO TERÇO, COMO FAZEMOS HÁ QUASE TRÊS ANOS, DOTADOS DO MESMO ESPÍRITO DE FÉ E DE PERSEVERANÇA, NESSA CAMINHADA RUMO AO PAI, VIA NOSSA SENHORA.


NO MUNDO DE HOJE, QUANTA GENTE ACABA PERDENDO A ESPERANÇA, SÓ PORQUE NÃO REZA. A VOCÊ, QUE AGORA LÊ ESTAS LINHAS E TALVEZ ESTEJA PASSANDO POR DIFICULDADES, AFLIÇÕES, OU MOMENTOS DE PERTURBAÇÃO, REZE O TERÇO, E PODERÁS COMPROVAR COMO É VERDADEIRA A PROMESSA DE JESUS CRISTO: " Tudo quanto pedirdes, orando, crede que o recebereis e o obtereis" (Mc. 11,24)

Portanto não esqueça  hoje 19;30 hs, como de costumes na PMJP, mais um Santo Terço, com a presença do Diácono Roberto e do Coordenador Jamilsom.


terça-feira, 12 de junho de 2012

QUERIDOS IRMÃOS DO TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA DA PARÓQUIA MENINO JEUS DE PRAGA


VEM AÍ NO PRÓXIMO SÁBADO DIA 16 O SÃO JOÃO PAROQUIAL  DA PMJP.


A PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA, COM TODOS OS SEUS SEGUIMENTOS ESTÁ ULTIMANDO OS PREPARATIVOS PARA O SÃO JOÃO PAROQUIAL, SERÁ UMA GRANDE FESTA COM A FAMILIA PAROQUIANA DOS BANCÁRIOS.

COMPAREÇA, PRESTIGIE, VENHA BRINCAR CONOSCO.


domingo, 10 de junho de 2012

TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA SACRADO CORAÇÃO DE JESUS, CELEBRA O SEGUNDO ANIVERSÁRIO, NESTA SEGUNDA  FEIRA DIA 11.


CONVITE

O Terço dos Homens da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, tem a honra de convidar os nossos amigos e familiares para celebramos juntos o 2º ano de Caminhada com Cristo no dia 11/06/2012 às 19;30 hs, na Rua Engenheiro de Carvalho s/n - BAYEUX/PB.

Venha preservar junto conosco na Doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comun, e na partilha do Pão nas Orações. (Atos 2.42)

A SUA PRESENÇA É A NOSSA ALEGRIA.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

HOJE ÁS 19;30 HORAS N A CIDADE DE CAJÁ-PB

*************************************************




/////////////////////////////////////////////////////
COM A GRAÇA DE DEUS, MAIS UM TERÇO DOS HOMENS FOI IMPLEMENTADO, DESTA FEITA NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS RAMOS, QUE  RECEBEU A COORDENAÇÃO DIOCESANA COM VOTOS DE BOAS VINDAS.



A CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS RAMOS, INTERIOR PARAIBANO, RECEBEU NA ÚLTIMA TERÇA FEIRA PARA CRIAÇÃO DOS TERÇOS DOS HOMENS, O COORDENADOR DIOCESANO JAMILSOM GALVÃO E O SEU VICE COORDENADOR LUIZ CARLOS, ALÉM DE INTEGRANTES DO TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA MENINO JESUS DE PRAGA-PB, PARA JUNTAMENTE COM MORADORES DA CIDADE INSTITUIREM OFICIALMENTE O TERÇO DOS HOMENS.



INTERMEDIADO PELO NOSSO IRMÃO LOBATO, QUE ATUALMENTE COORDENA O TERÇO NA CIDADE CAJÁ-PB, COM O APOIO INTEGRAL DO PADRE CARLOS EMANUEL, CONSTATADO A NECESSIDADE DA IMPLANTAÇÃO DO TERÇO, A EXEMPLO DE MILHARES DE PARÓQUIA ESPLALHADAS POR TODO O BRASIL, A IDEIA FOI MUITO BEM VINDA E COM A FORÇA DOS MORADORES DA CIDADE O TERÇO SEGUIRÁ EM FRENTE, POIS  NOSSA SENHORA HAVERÁ DE ENCORAJÁ-LOS PARA A SUA CONTINUIDADE.

LOBATO- COORD. GOTH DE CAJÁ-PB


PE. CARLOS EMANUEL VIGÁRIO DA CIDADE





PE. CARLOS EMANUEL E COORDENADOR PROF. LEO

AO LADO DO PE. CARLOS EMANUEL, O COORDENADOR DO TERÇO, ESCOLHIDO PELOS SEUS IRMÃOS DE CAMINHADA, ESCUTA DO PADRE, A GRANDE TAREFA QUE TERÁ DORAVANTE PARA DIRIGIR O SANTO TERÇO SEMANALMENTE, DENTRO DA FÉ E PERSEVERANÇA FAZER COM QUE O TERÇO CRESCA CADA VEZ MAIS.

PRESENTE AO EVENTO, O COORDENADOR DO GOTH DA IGREJA JESUS RESSUSCITADO PAULO, AO LADO DO VICE COORDENADOR DIOCESANO LUIZ CARLOS










MENSAGEM DE ESPERANÇA DA COORDENAÇÃO DIOCESANA DE JOÃO PESSOA

O Terço dos Homens é um movimento que começou no Nordeste há poucos anos e se difundiu rapidamente por todo o Brasil.
A comunidade em que os homens se reúnem com sua voz forte, rezam o Terço de Nossa Senhora, louvando por ela a Trindade Santa. Essa participação tão surpreendente vem mostrar mais uma vez que o homem TEM RELIGIÃO. Ele só não sentia a  necessidade de manifestá-la com a mesma expressividade das mulheres, hoje graças ao Terço ele já faz com muita desenvoltura.
A Paróquia de São José dos Ramos, agora tambem abraçou este movimento, e  os homens se reunirão  para LOUVAR e AGRADECER à Nossa Senhora às graças recebidas com a recitação do Terço.

Que Nossa senhora, seu esposo São José  e o seu filho Jesus abençoem os homens da cidade de São José dos Ramos, a seguir cada vez mais firmes e fortes nessa caminhada.

FELIZ É QUEM TEM JESUS NO CORAÇÃO

quinta-feira, 7 de junho de 2012

O GRUPO DE ORAÇÕES TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA, DO SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA PENHA, COMEMORA HOJE 7º ANO DE FUNDAÇÃO.


Hoje pelas 20:00 hs, o Grupo de Orações do Terço dos Homens do Santuário de Nossa Senhora da Penha, estará comemorando o 7º  de fundação, com a celebração de uma missa para seus integrantes, para a comunidade e para os visitantes.



A Coordenação Diocesana representantada por Jamilsom Galvão, se fará presente, juntamente com integrantes de diversos terços.
Vamos todos prestigiar nossos irmãos de caminhada e, fortalecer cada vez a fé de todo o grupo.




*************************************************************************

CORPUS CHRISTI  NÃO É DIA DE DESCANSO E FARRA



Corpus Christi é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”, e é um feriado comemorado pela religião Católica. Corpus Christi é celebrado 60 dias depois da Páscoa, e no domingo depois de Pentecostes, e normalmente com procissões em vias públicas.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros, a procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhas e adorar a imagem do Corpo e Sangue de Cristo. Existem diversas cidades com procissões tradicionais, como em Pirenópolis, Goiás, que possui a tradição dos tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, em Castelo, no Espírito Santo, onde as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos, assim como São Paulo, Minas Gerais, e outros.

Origem de Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no Século XIII, em 1269. A Igreja Católica sentiu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
Conta a história, que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga, que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido da dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hstia branca transformou-se em carne viva, respingando sangue, manchando seu corpo, os sangüíneos e as toalhas do altar sem no entanto manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da hóstia que estava entre seus dedos, conservou as mesmas características.
O Papa Urbano IV, pediu que os objetos fossem levado para Orviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

Programação da Paróquia Menino Jesus de Praga: 15 00 hs Adoração ao Santissimo Sacramento, 19;30 Hs, Santa Missa.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

EM COMUNHÃO COM O TERÇO DOS HOMENS  DA PMJP, A CAPELA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS CELEBRA HOJE MAIS UMA SANTA MISSA



Como de costume, na primeira quarta feira do mês, a Capela de Nossa Senhora das Graças, localizada na rua Lima Rosa dos Santos,  444 - Bancários, celebra em comunhão com o Terço dos Homens, a Santa Missa em Família.


O celebrante nosso querido Pe. Marcondes Menezes, convida a todas as familias residentes nas proximidades da Capela, para mais uma Santa Missa, onde juntos refletiremos o

Evangelho (Marcos 12,18-27)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19“Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”.
20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!”
24Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


O Ministério de Música do Terço dos Homens da PMJP estará encarregado dos cânticos inerentes ao dia a Santa Missa