domingo, 20 de novembro de 2011

1° Sínodo Diocesano da Arquidiocese da Paraíba, teve início ontem.

DOM ALDO PAGOTTO EXPLICA O SIGNIFICADO DA LOGOMARCA DO SÍNODO DIOCESANO

Na logomarca estão escritos em Latim os nomes da Arquidiocese da Paraíba
O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, criou a logomarca do 1º Sínodo Diocesano. O desenho foi feito à mão, com lápis de cor.
“Fiz um pergaminho, que se confude com o ouro para valorizar a Ressurreição de Cristo. Sobre ele tem a cruz: é a representação de um importante símbolo da Capital (o Cruzeiro que fica no adro de São Francisco). Ela faz referência à fundação da cidade. O Cruzeiro e o São Francisco são, para a nossa Diocese, uma ‘simbolização’ da Praça São Pedro, do Vaticano. Não há Cristianismo sem cruz para se chegar à Ressurreição”, explica Dom Aldo.
O nosso Arcebispo dá mais detalhes sobre a logomarca: “Maria está evidenciada. Na Cruz temos o manto azul de Maria. Na parte de baixo está a ‘flor de lis’: Maria aos pés da Cruz de Cristo. ‘A flor de lis’ está no meio das datas que marcam o nosso centenário (1914-2014). Maria está sempre presente na nossa caminhada histórica”.
Na logomarca estão escritos em Latim os nomes da Arquidiocese da Paraíba, do Sínodo Diocesano e da data comemorada. Também tem escrito o tema do Sínodo: “Identidade, Vida e Missão”.

                                              Teve início ontem  sábado, dia 19 de novembro, às 16h, a Igreja Católica dá início às comemorações dos 100 anos de elevação ao título de Arquidiocese da Paraíba e sede da Província Eclesiástica (1914- 2014). Com uma Missa campal, seguida de show cultural, no Adro de São Francisco, no Centro de João Pessoa, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, abre o 1º Sínodo Diocesano.

O que é o Sínodo e qual a sua finalidade?

É um ato de governo episcopal e evento eclesial, constituído como uma assembleia consultiva, composta de sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, cristãos fiéis, leigos, leigas, enfim, de lideranças evangelizadoras e pastorais. Este Sínodo Diocesano tem a finalidade de “avaliar e celebrar a caminhada dos 100 anos da Arquidiocese e os 50 anos da realização do Concílio Vaticano II, planejando novas etapas do serviço evangelizador e pastoral por uma permanente conversão ao Evangelho e aos valores de seu Reino, contemplando o seu Mistério de Amor e Salvação, revelando-o nas atuais circunstâncias da sociedade”, explica Dom Aldo, que completa: “queremos contemplar a identidade, a vida e a missão da Igreja da Paraíba, na mudança de época histórica, resgatando as intuições fundamentais do Concílio Vaticano II, tendo em vista a formação de discípulos missionários de Jesus Cristo, destinados aos ministérios ordenados e aos ministérios leigos. O tema do Sínodo é: “A identidade, a vida e a missão da Igreja na Paraíba”. E o lema: “Temos um longo caminho a percorrer”. Nos próximos meses, até 2014, vão ser realizadas Sessões Canônicas do Sínodo para preparar e tratar do tema central e temas conexos, definidos por três comissões: Histórica e Patrimonial, Teológica e Pastoral, e Formação para os Ministérios Ordenados e Ministérios Leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário